FANDOM

Neste espaço está disponibilizado parte da matriz do ENEM, mais especificamente, a que trata das ciências da natureza: Física, Química e Biologia.

Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias 

Competência de área 1  – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como onstruções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. 

H1  –  Reconhecer  características  ou  propriedades  de  fenômenos  ondulatórios  ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos. 

H2 – Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. 

H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. 

H4  –  Avaliar  propostas  de  intervenção  no  ambiente,  considerando  a  qualidade  da  vida humana  ou  medidas  de  conservação,  recuperação  ou  utilização  sustentável  da biodiversidade.  

Competência de área 2  – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos. 

H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano. 

H6  –  Relacionar  informações  para  compreender  manuais  de  instalação  ou  utilização  de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum. 

H7  –  Selecionar  testes  de  controle,  parâmetros  ou  critérios  para  a  comparação  de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.  

Competência  de  área  3  –  Associar  intervenções  que  resultam  em  degradação  ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. 

H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos. 

H9  –  Compreender  a  importância  dos  ciclos  biogeoquímicos  ou  do  fluxo  energia  para  a vida,  ou  da  ação  de  agentes  ou  fenômenos  que  podem  causar  alterações  nesses processos. 

H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais. 

H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos. 

H12  –  Avaliar  impactos  em  ambientes  naturais  decorrentes  de  atividades  sociais  ou econômicas, considerando interesses contraditórios.  

Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular  aquelas  elacionadas  à  saúde  humana,  relacionando  conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais. 

H13  –  Reconhecer  mecanismos  de  transmissão  da  vida,  prevendo  ou  explicando  a manifestação de características dos seres vivos. 

H14  –  Identificar  padrões  em  fenômenos  e  processos  vitais  dos  organismos,  como manutenção  do  equilíbrio  interno,  defesa,  relações  com  o  ambiente,  sexualidade,  entre outros. 

H15  –  Interpretar  modelos  e  experimentos  para  explicar  fenômenos  ou  processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos. 

H16  –  Compreender  o  papel  da  evolução  na  produção  de  padrões,  processos  biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.  

Competência de área 5  – Entender métodos  e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. 

H17  –  Relacionar  informações  apresentadas  em  diferentes  formas  de  linguagem  e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. 

H18  –  Relacionar  propriedades  físicas,  químicas  ou  biológicas  de  produtos,  sistemas  ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam. 

H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.  

Competência  de  área  6  –  Apropriar-se  de  conhecimentos  da  física  para,  em situações  problema,  interpretar,  avaliar  ou  planejar  intervenções  científico-tecnológicas.  H20  – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas,  substâncias, objetos ou corpos celestes. 

H21  –  Utilizar  leis  físicas  e  (ou)  químicas  para  interpretar  processos  naturais  ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo. 

H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas  manifestações  em  processos  naturais  ou  tecnológicos,  ou  em  suas  implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais. 

H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, onsiderando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.  

Competência  de  área  7  –  Apropriar-se  de  conhecimentos  da  química  para,  em situações  problema,  interpretar,  avaliar  ou  planejar  intervenções  científico-tecnológicas. 

H24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas. 

H25  –  Caracterizar  materiais  ou  substâncias,  identificando  etapas,  rendimentos  ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção. 

H26  –  Avaliar  implicações  sociais,  ambientais  e/ou  econômicas  na  produção  ou  no consumo  de  recursos  energéticos  ou  minerais,  identificando  transformações  químicas  ou de energia envolvidas nesses processos. 

H27  –  Avaliar  propostas  de  intervenção  no  meio  ambiente  aplicando  conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.  

Competência  de  área  8  –  Apropriar-se  de  conhecimentos  da  biologia  para,  em situações  problema,  interpretar,  avaliar  ou  planejar  intervenções  científico-tecnológicas. 

H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus  limites  de  distribuição  em  diferentes  ambientes,  em  especial  em  ambientes brasileiros. 

H29  –  Interpretar  experimentos  ou  técnicas  que  utilizam  seres  vivos,  analisando implicações  para  o  ambiente,  a  saúde,  a  produção  de  alimentos,  matérias  primas  ou produtos industriais. 

H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

ANEXO (CONTEÚDOS DE FÍSICA)

3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias  

3.1 Física  

Conhecimentos  básicos  e  fundamentais  -  Noções  de  ordem  de  grandeza.  Notação Científica.  Sistema  Internacional  de  Unidades.  Metodologia  de  investigação:  a procura  de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação  de  grandezas  físicas  como  grandezas  mensuráveis.  Ferramentas  básicas: gráficos  e  vetores.  Conceituação  de  grandezas  vetoriais  e  escalares.  Operações  básicas com vetores.  

O  movimento,  o  equilíbrio  e  a  descoberta  de  leis  físicas  –  Grandezas fundamentais da  mecânica:  tempo,  espaço,  velocidade  e  aceleração.  Relação  histórica  entre  força  e movimento.  Descrições  do  movimento  e  sua  interpretação:  quantificação  do  movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da  quantidade  de  movimento.  Leis  de  Newton.  Centro  de  massa  e  a  idéia  de  ponto material.  Conceito  de  forças  externas  e  internas.  Lei  da  conservação  da  quantidade  de movimento  (momento  linear)  e  teorema  do  impulso.  Momento  de  uma  força  (torque). Condições  de  equilíbrio  estático  de  ponto  material  e  de  corpos  rígidos.  Força  de  atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que  atuam  nos  movimentos  circulares.  Noção  de  força  centrípeta  e  sua  quantificação.  A hidrostática:  aspectos  históricos  e  variáveis  relevantes.  Empuxo.  Princípios  de  Pascal, Arquimedes  e  Stevin:  condições  de  flutuação,  relação  entre  diferença  de  nível  e  pressão hidrostática.  

• Energia, trabalho e potência  - Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de  energia.  Trabalho  da  força  gravitacional  e  energia  potencial  gravitacional.  Forças conservativas e dissipativas.  

A Mecânica e o funcionamento do Universo - Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da  Gravitação  Universal.  Leis  de  Kepler.  Movimentos  de  corpos  celestes.  Influência  na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução. 

Fenômenos Elétricos e Magnéticos - Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo  elétrico  e  potencial  elétrico.  Linhas  de  campo.  Superfícies  equipotenciais.  Poder das  pontas.  Blindagem.  Capacitores.  Efeito  Joule.  Lei  de  Ohm.  Resistência  elétrica  e resistividade.  Relações  entre  grandezas  elétricas:  tensão,  corrente,  potência  e  energia. Circuitos  elétricos  simples.  Correntes  contínua  e  alternada.  Medidores  elétricos. Representação  gráfica  de  circuitos.  Símbolos  convencionais.  Potência  e  consumo  de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre. 

Oscilações, ondas, óptica e radiação - Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Óptica  geométrica:  lentes  e  espelhos.  Formação  de  imagens.  Instrumentos  ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação. 

O  calor  e  os  fenômenos  térmicos  -  Conceitos  de  calor  e  de  temperatura.  Escalas termométricas.  Transferência  de  calor  e  equilíbrio  térmico.  Capacidade  calorífica  e  calor específico.  Condução  do  calor.  Dilatação  térmica.  Mudanças  de  estado  físico  e  calor latente  de  transformação.  Comportamento  de  Gases  ideais.  Máquinas  térmicas.  Ciclo  de Carnot.  Leis  da  Termodinâmica.  Aplicações  e  fenômenos  térmicos  de  uso  cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.  

3.2 Química  

• Transformações  Químicas  -  Evidências  de  transformações  químicas.  Interpretando transformações  químicas.  Sistemas  Gasosos:  Lei  dos  gases.  Equação  geral  dos  gases ideais,  Princípio  de  Avogadro,  conceito  de  molécula;  massa  molar,  volume  molar  dos gases.  Teoria  cinética  dos  gases.  Misturas  gasosas.  Modelo  corpuscular  da  matéria. Modelo  atômico  de  Dalton.  Natureza  elétrica  da  matéria:  Modelo  Atômico  de  Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica. Elementos químicos e Tabela Periódica. Reações químicas. 

• Representação das transformações químicas - Fórmulas químicas. Balanceamento de equações  químicas.  Aspectos  quantitativos  das  transformações  químicas.  Leis  ponderais das reações químicas. Determinação de fórmulas químicas. Grandezas Químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro. Cálculos estequiométricos. 

Materiais,  suas  propriedades  e  usos  -  Propriedades  de  materiais.  Estados  físicos  de materiais.  Mudanças  de  estado.  Misturas:  tipos  e  métodos  de  separação.  Substâncias químicas:  classificação  e  características  gerais.  Metais  e  Ligas  metálicas.  Ferro,  cobre  e alumínio.  Ligações  metálicas.  Substâncias  iônicas:  características  e  propriedades. Substâncias  iônicas  do  grupo:  cloreto,  carbonato,  nitrato  e  sulfato.  Ligação  iônica. Substâncias moleculares: características e propriedades. Substâncias moleculares: H2, O2, N2,  Cl2,  NH3,  H2O,  HCl,  CH4.  Ligação  Covalente.  Polaridade  de  moléculas.  Forças intermoleculares. Relação entre estruturas, propriedade e aplicação das substâncias. 

•  Água  -  Ocorrência  e  importância  na  vida  animal  e  vegetal.  Ligação,  estrutura  e propriedades.  Sistemas  em  Solução  Aquosa:  Soluções  verdadeiras,  soluções  coloidais  e suspensões.  Solubilidade.  Concentração  das  soluções.  Aspectos  qualitativos  das propriedades  coligativas  das  soluções.  Ácidos,  Bases,  Sais  e  Óxidos:  definição, classificação,  propriedades,  formulação  e  nomenclatura.  Conceitos  de  ácidos  e  base. Principais  propriedades  dos  ácidos  e  bases:  indicadores,  condutibilidade  elétrica,  reação com metais, reação de neutralização. 

• Transformações  Químicas  e  Energia  -  Transformações  químicas  e  energia  calorífica. Calor  de  reação.  Entalpia.  Equações  termoquímicas.  Lei  de  Hess.  Transformações químicas e energia elétrica. Reação de oxirredução. Potenciais padrão de redução. Pilha. Eletrólise.  Leis  de  Faraday.  Transformações  nucleares.  Conceitos  fundamentais  da radioatividade.  Reações  de  fissão  e  fusão  nuclear.  Desintegração  radioativa  e radioisótopos. 

Dinâmica  das  Transformações  Químicas  -  Transformações  Químicas  e  velocidade. Velocidade de reação. Energia  de ativação. Fatores que alteram a velocidade de reação: concentração, pressão, temperatura e catalisador. 

 Transformação  Química  e  Equilíbrio  -  Caracterização  do  sistema  em  equilíbrio. Constante  de  equilíbrio.  Produto  iônico  da  água,  equilíbrio  ácido-base  e  pH.  Solubilidade dos sais e hidrólise. Fatores que alteram o sistema em equilíbrio. Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano. 

• Compostos  de  Carbono  -  Características  gerais  dos  compostos  orgânicos.  Principais funções orgânicas. Estrutura e propriedades de Hidrocarbonetos. Estrutura e propriedades de  compostos  orgânicos  oxigenados.  Fermentação.  Estrutura  e  propriedades  de compostos orgânicos nitrogenados. Macromoléculas naturais e sintéticas. Noções básicas sobre  polímeros.  Amido,  glicogênio  e  celulose.  Borracha  natural  e  sintética.  Polietileno, poliestireno,  PVC,  Teflon,  náilon.  Óleos  e  gorduras,  sabões  e  detergentes  sintéticos. Proteínas e enzimas. 

Relações  da  Química  com  as  Tecnologias,  a  Sociedade  e  o  Meio  Ambiente  - Química no cotidiano. Química na agricultura e na saúde. Química nos alimentos. Química e ambiente. Aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção  ou  produção  de  substâncias  químicas.  Indústria  Química:  obtenção  e  utilização do  cloro,  hidróxido  de  sódio,  ácido  sulfúrico,  amônia  e  ácido  nítrico.  Mineração  e Metalurgia.  Poluição  e  tratamento de  água.  Poluição  atmosférica.  Contaminação  e proteção do ambiente. 

• Energias  Químicas  no  Cotidiano  -  Petróleo,  gás  natural  e  carvão.  Madeira  e  hulha. Biomassa.  Biocombustíveis.  Impactos  ambientais  de  combustíveis  fosseis.  Energia nuclear. Lixo atômico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear. 

 3.3 Biologia 

Moléculas,  células  e  tecidos  -  Estrutura  e  fisiologia  celular:  membrana,  citoplasma  e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo  celular.  Metabolismo  energético:  fotossíntese  e  respiração.  Codificação  da informação  genética.  Síntese  protéica.  Diferenciação  celular.  Principais  tecidos  animais  e vegetais.  Origem  e  evolução  das  células.  Noções  sobre  células-tronco,  clonagem  e tecnologia do DNA recombinante. Aplicações de  biotecnologia  na produção de alimentos, fármacos  e  componentes  biológicos.  Aplicações  de  tecnologias  relacionadas  ao  DNA  a investigações  científicas,  determinação  da  paternidade,  investigação  criminal  e identificação  de  indivíduos.  Aspectos  éticos  relacionados  ao  desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade. 

• Hereditariedade e diversidade da vida - Princípios básicos que regem a transmissão de características  hereditárias.  Concepções  pré-mendelianas  sobre  a  hereditariedade. Aspectos  genéticos do funcionamento do  corpo  humano.  Antígenos  e  anticorpos.  Grupos sanguíneos,  transplantes  e  doenças  auto-imunes.  Neoplasias  e  a  influência  de  fatores ambientais. Mutações gênicas e cromossômicas. Aconselhamento genético. Fundamentos genéticos  da  evolução.  Aspectos  genéticos  da  formação  e  manutenção  da  diversidade biológica. 

Identidade dos seres vivos - Níveis de organização dos seres vivos. Vírus, procariontes e eucariontes. Autótrofos e heterótrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos. Funções vitais dos seres vivos e sua relação  com  a  adaptação  desses  organismos  a  diferentes  ambientes.  Embriologia, anatomia e fisiologia humana. Evolução humana. Biotecnologia e sistemática. 

• Ecologia e ciências ambientais  - Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos. Habitat e nicho  ecológico.  A  comunidade  biológica:  teia  alimentar,  sucessão  e  comunidade  clímax. Dinâmica de populações. Interações entre os seres vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de energia  no  ecossistema.  Biogeografia.  Biomas  brasileiros.  Exploração  e  uso  de  recursos naturais.  Problemas  ambientais:  mudanças  climáticas,  efeito  estufa;  desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas. Conservação  da  biodiversidade.  Tecnologias  ambientais.  Noções  de  saneamento  básico. Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade. 

• Origem  e  evolução  da  vida  -  A  biologia  como  ciência:  história,  métodos,  técnicas  e experimentação.  Hipóteses  sobre  a  origem  do  Universo,  da  Terra  e  dos  seres  vivos. Teorias  de  evolução.  Explicações  pré-darwinistas  para  a  modificação  das  espécies.  A teoria  evolutiva  de  Charles  Darwin.  Teoria  sintética  da  evolução.  Seleção  artificial  e  seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas. 

• Qualidade  de  vida  das  populações  humanas  -  Aspectos  biológicos  da  pobreza  e  do desenvolvimento  humano.  Indicadores  sociais,  ambientais  e  econômicos.  Índice  de desenvolvimento  humano.  Principais  doenças  que  afetam  a  população  brasileira: caracterização,  prevenção  e  profilaxia.  Noções  de  primeiros  socorros.  Doenças sexualmente  transmissíveis.  Aspectos  sociais  da  biologia:  uso  indevido  de  drogas; gravidez  na  adolescência;  obesidade.  Violência  e  segurança  pública.  Exercícios  físicos  e vida  saudável.  Aspectos  biológicos  do  desenvolvimento  sustentável.  Legislação  e cidadania. 

PARA CONHECER NA ÍNTEGRA A MATRIZ DO ENEM, ACESSE:http://portal.inep.gov.br/web/enem/conteudo-das-provas

Este texto foi extraído da página: <http://portal.inep.gov.br/web/enem/conteudo-das-provas>.