FANDOM

Este wiki é um espaço dedicado a explorar o potencial pedagógico do trabalho colaborativo e compartilhado na web, através de produções coletivas multiautoral, onde cada usuário poderá editar, divulgar conhecimento em forma de texto e outros meios, fazer comentários, sugestões, críticas etc. às postagens anteriores, enfim, participar intensivamente buscando enriquecer a aprendizagem própria de a de todos os colaboradores sobre conteúdos de física. Os primeiros participantes desta experiência serão os alunos da Escola Estadual Amaro Cavalcanti, localizada no município de São Tomé, no estado do Rio Grande do Norte. Entretanto, esta é uma experiência coletiva de longo alcance e estará aberta a incluir usuários em língua portuguesa através de toda web. Cada usuário, após um cadastramento simples, poderá incuir novos tópicos para discussão ou participar de alguma forma desejada de tópicos já existentes. As respostas a qualquer postagem estão abertas a todos. Pedimos apenas que se restrinjam ao tema da wiki, discutindo estritamente temas sobre física e todos os seus possíveis desdobramentos. Isto quer dizer que não devem ser iniciadas postagens sobre quaisquer outros temas não pertinentes diretamente, tais como lazer, política, religião, comércio, esportes etc.

Abaixo, estão mostradas a localização em mapa e fotografias do município de São Tomé, RN, e da Escola Estadual Amaro Cavalcanti, onde está sendo sediado este projeto de aprendizagem colaborativa em física, tendo como usuários pioneiros os estudantes do ensino médio desta escola.

Agora vamos começar a falar sobre o assunto pertinente a este espaço virtual de aprendizagem: física.

A física é a mais fundamental dentre todas as ciências. Lida com o conhecimento da natureza, do universo como um todo. A física é o campo do conhecimento que está na base das outras ciências básicas, tais como a biologia, a química, a astronomia e as ciências da terra. Está também na base de todas as aplicações tecnológicas. Portanto, vamos tratar da mais fundamental das ciências. Na física podemos compreender uma ampla diversidade de temas, tais como aqueles classificados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Ministério da Educação, como temas estruturadores do conhecimento físico:

1 Movimentos: variações e conservações
2 Calor, Ambiente, Fontes e Usos de Energia
3 Equipamentos Eletromagnéticos e Telecomunicações
4 Som, Imagem e Informação
5 Matéria e Radiação
6 Universo, Terra e Vida

Podemos então organizar nossas discussões dentro da perspectiva desses temas. Vamos abrir tópicos iniciadores relacionados a cada um desses temas para termos uma compreensão clara dos assuntos a serem discutidos. Desde já você está convidado(a) a comentá-los. Então, agora vamos participar. Acesse o tema do seu interesse e adicione o seu comentário ou abra um novo tópico que deseja discutir, seja perguntando, informando, comentando, questionando, sugerindo, criticando etc. Esta é uma viagem de longo prazo, sem data definida para terminar. Pois aprender é uma ação ao longo de toda a vida. COMECE COMENTANDO ABAIXO ESTA APRESENTAÇÃO.